Ciclo da vida Hoje na instituição para a qual trabalho , tivemos que nos agarrar á ideia de que há sempres banhos para dar, utentes para alimentar, mesas para por, comida para fazer, roupa para lavar, idas a medicos; ralhetes para dar, motivos para festejar. O ciclo de vida de uma das nossas utentes terminou mas lá continuaremos a estar para dar continuidade ao ciclo de vida de todos os outros. Festejmos a vida dela e a de todos os outros:
Mensagens
A mostrar mensagens de janeiro, 2018
- Obter link
- Outras aplicações
Um Milhao lHoje, por estar adoentada, só fui trabalhar da parte da manha. Mas tive to de me cruzar com um dos utentes do local onde trabalho. Este é um jovem que frequenta a escola regular e frequenta também outra valencia da instituicao onde sao promovidas algumas actividades. À hora do almoço veio ter comigo e disse-me: hoje tive escola e na escola tive matematica. Perguntei-lhe o que tinha feito em matematica. Respost: contei até um milhao. Um milhao? Como é que isso é possivel? Com esforco, repondeu!
- Obter link
- Outras aplicações
Tramatizada Hoje cheguei um pouco mais tarde ao meu local de trabalho. À hora a que cheguei dei conta que uma das utentes com sindrome de down ainda estava deitada. Estivemos ali a tentar convence-la a levantar-se. Era necessario fazer a cama. Mas a utente resistia! Penso que estaria com um pouco de febre. Depois de alguma insistencia a cliente lá se levantou. Mas com má cara! De repente virou-se para nós e disse: hoje estou traumatizada! Porque? Nao posso contar!
- Obter link
- Outras aplicações
Porcaria dentro da barriga No meu actual local de trabalho, tenho uma colega que é mae de um rapaz com paralisia cerebral. Este tem vinte e poucos anos e esta no 1º ano de Historia de Arte na Faculdade de Letras. Consegue estudar porque a mae lhe««faz todas as leituras das matérias. Depois disso, ele faz um apanhado daquilo que a mae«eu, esta esceve e assim estao feitos os resumos. Este sao lidos e relidos até que ele domine a matéria para ir a exame. Faz os exames todos por oral tendo em conta que ele nao escreve. Conseguiu fazer todas as cadeiras do 1º semestre com notas positivas. Note-se que os pais deste rapaz estao separados desde o seu nascimento. Quando o pai o viu resolveu rejeitá-lo e quando o avo se deu conta que o neto tinha paralisia cerebral perguntou a mae da criança: foi essa a porcaria que trouxeste dentro da barriga? Note-se que o avo tem as duas pernas amputadas!
- Obter link
- Outras aplicações
Explosão No último dia em que fui trabalhar antes da passagem de ano, estavam mais utentes no lar; se bem que alguns tinham ido a casa passar esta quadra com as famílias; mas outros ficaram mais por ali porque não iam para actividades que costumam ter noutros locais. Assim, uma das utentes que estava no lar, era uma utente com sindrome de down,baixa e gordinha e que já tem os seus cinquenta anos. Logo de manha passei por ela e notei que não estava bem disposta. Perguntei-lhe o que se passava e respondeu-me: é da menopausa! À hora do almoço, estávamos (funcionários) a almoçar no refeitorio e esta utente desata numa crise de choro e gritos mesmo á porta do refeitório. Não havia quem a demovesse daquela choradeira e gritaria. Optámos por esperar que se calasse. Almocámos ao som do seu choro. Após o almoço, quando ela já estava mais calma, perguntei-lhe o que é que se tinha passado. Respondeu-me: foi a explosao! E porque é que explodiu? Porque o meu pai caiu em cima d