copo de água
Na instituição em que estou agora a colaborar, há a politica de promover estágios para jovens portadores de deficência. Há uma jovem que está na cozinha; há duas que ajudam a fazer camas e nas refeições dos utentes; há dois rapazes que também ajudam a fazer camas e colaboram com a animadora na preparação de actividades para os utentes.O objectivo será o de os colocar em mercado normal de trabalho.
Para além destes jovens, está na instituição um rapaz de vinte anos com sindrome de down. Este jovem fez o 12º ano no ensino especial e pretende-se ver quais as suas capacidades para poder fazer uma formação profissional e qual a área desta formação. Assim, vai ficar na instituição durante umas semanas para se analisar algumas das suas competencias.
De manhã ele colabora bem nas tarefas que lhe são solicitadas. A meio da manhã telefona sempre á avó dele e diz-lhe sempre: olá vóvó! Novidades?
Depois do almoço, perde a vontade de trabalhar. Senta-se no refeitório e bem que o chamamos mas a resposta é sempre a mesma: agora não posso! Pois liga a televisão e passa a tarde a ver novelas.
Ontem passei no refeitório à tarde e ele pediu-me um copo de água. Disse-lhe para ir ele buscá-lo á cozinha. E ele respondeu-me: olha boa noite para ti!
Comentários
Enviar um comentário