Sindrome de down
Na instituição onde trabalho, há a politica de tentarem incluir jovens com deficiência no exercicio de algumas tarefas. Há jovens que fazem cursos de formação em diversas áreas e depois são colocados em estágio.
O jovem que nos apareceu no nosso serviço tem 20 anos e acabou o 12º ano do ensino especial.É um rapaz com sindrome de Down, tem um grande sentido d humor e é super rigoroso a cumprir certas tarefas. Executa-as na perfeiçao. Foi colocado ali porque se pretende analisar em que área é que podera vir a fazer formação profissional.
Pretende-se que vá, então, executando tarefas simples mas que não atrase as tarefas que as funcionárias têm que cumprir. Puseram-no a ajudar a fazer as camas onde dormem os utentes da instituição (sempre acompanhado por uma fucionária) e à tarde vai ajudar a dobrar toalhas de rosto e lençois de banho e dobrar meias.e
Durante a manhã aguenta bem a fazer camas (sempre acompanhado) e executa a tarefa com bastante rigor. À tarde tenta-se que ajude a dobrar toalhas. O objectivo á que haja toalhas prontas á noite para que os utentes tomem banho. Mas quando o solicitamos para que execute essa tarefa a resposta dele é sempre a mesma. Dizesmo-lhe: vá ajuda a dobrar! Resposta dele : deixa lá, não vale a pena! E passa a tarde sentado a ver novelas!
Comentários
Enviar um comentário