Viuvez

O farmaceutico que viveu uma parte da sua vida em Benguela e que voltou para Portugal na altura do 25 de Abril era um homem teimoso. Ideias fixas; tudo o que acontecesse de mal, a culpa nunca era dele mas sempre de outra pessoa. Nalgumas circunstâncias das cuidadoras pois eramos nós que lá estavamos com ele mais vezes.

Acompanhei este utente em dois momentos diferentes: primeiro no verão de 2015 - através duma empresa; regressei no Verão de 2016 através de outra empresa. Da primeira vez que lá estive, ia só aos fins de semana (durante a semana ia uma colega). Nesta altura gostei de lá estar. Apesar da sua teimosia ele demonstrava gostar de nós e se necessário defendia-nos perante parante a empresa.

Apesar dos seus noventa anos, no Verão de 2015, este utente era autónomo; tomava banho sozinho, comia sozinho, andava de autocarro; gostava de ir ao centro da cidade para tratar de assuntos  - cortar o cabelo, ir ao banco e á farmácia. 
Resultado de imagem para desenhos de idosos
Nesta época aconteceram dois episódios :

  1. como de costume fui num sábado e o dia decorreu normalmente; ao fim do dia e como de costume pûs-lhe uma botija de água quente na cama. No dia seguinte, o utente teimou que eu tinha entornado a água do saco de água quente no chão da casa de banho. Sei que não fui eu e expliquei-lhe que despejava sempre a água no lavatório da cozinha e que se tivesse entornado a água que teria dado conta e que teria limpo, etc, etc. Mas ele insistia que tinha sido eu; e eu já fartinha disse-lhe: pronto, se calhar fui eu e não me lembro; resposta dele: ah! fale-me assim!
  2. Num outro fim de semana , cheguei num dos dias às nove da manhã. Entrei e a cozinha estava cheia de fumo e o fogão estava  a arder. Tive que mandar com baldes de água para o fogão até se apagarem as chamas. Quando percebi, ele tinha querido ferver água. Pegou numa cafeteira eléctrica e em vez de a ligar á electricidade, colocou-a no fogão. A cafeteira derreteu! Ea culpa desta vez não foi minha!


Comentários

Mensagens populares deste blogue