Cuidadoras

Ao longo destes anos, já trabalhei em várias empresas e já passei por vários utentes; tendo-me deparado com várias colegas também cuidadoras.

Passei por casas de utentes onde gostei muito de estar não só por causa do próprio utente mas também pela equipa de cuidadoras que se formou. Havia espiríto de equipa e de ajuda. Aprendi muito com algumas colegas (cuidadoras/enfermeiras); relembro-as com muito apreço.

No entanto, penso que devia haver um sistema de selecção de cuidadoras que fosse mais rigoroso e que se adequasse mais áquilo que cada utente quer e precisa. Um utente pode querer uma empregada doméstica - recruta-se uma empregada; mas se precisar de uma enfermeira - terá que ser uma enfermeira. E no meio deverá haver situações intemédias. Eu não sou nem uma coisa nem outra. Ou seja, penso que deveria haver uma definição do perfil de cada uma para que depois se fizesse corresponder às necessidades de cada utente. Penso que cada uma de nós não tem que ter perfil para todos os utentes.

Além disso, penso que deveria haver um minimo de bom senso de cada cuidadora/cuidador. Já vi cuidadoras que levam maridos para almoçar em casa de utentes ou que mudam a disposição do mobiliário sem pedir autorização, cuidadoras que roubam ou cuidadoras que pensam que são melhores que todas as outras e que por isso arranjam problemas com todas as outras com quem trabalham.

Na minha opinião, haver um perfil de cuidadoras para as diferentes situções e haver muita formação para que pudessemos trabalhar melhor; era concerteza melhor para as cuidadoras, empresas e utentes.

Nota: as empresas de apoio domiciliário não se podem fazer só e apenas de enfermeiros e cuidadoras-empregadas. Há aquelas que têm psicólogos/as e assistentes sociais que no fundo fazem trabalho administrativo. Devia haver uma junção de todos os conhecimentos: enfermagem, serviço social, psicologia, ciências da educação, animação sócio-cultural, sociologia. A partir daqui fazer planos adaptados a cada utente. Mas nunca há tempo! A enfermagem ainda ganha pontos (é uma área crucial, óbviamente; mas não devia ser a única), o resto vai sendo lixo!
Resultado de imagem para desenhos de cuidadoras


Comentários

Mensagens populares deste blogue